domingo, 22 de janeiro de 2012

Como falar de Deus para as Crianças?


Antes de qualquer postagem procuro sempre pensar e pesquisar muito sobre o tema. E esse “Como falar de Deus para as crianças” gritava dentro de mim desde a primeira postagem do blog. O problema era tempo para atualiza-lo. Aproveitei as passadas rápidas na net para pesquisar mais sobre, e achei esse texto que tocou muito em meu coração só por uma frase “Como falar de Deus às crianças? Como quem as ama profundamente e deseja ardentemente o melhor para elas; como quem aponta o Norte, o Caminho, a Verdade e a Vida!” O texto todo é bem grandinho, mas muito bom. Depois eu posto ele aqui.
Passei dias e dias para entender uma coisa tão simples, como falar de Deus para as crianças, como tentar explicar algo tão complexo, eu queria encontrar essa formula simples até mesmo para evangelizar a minha filha, e confesso ter achado meio difícil às vezes... Humanidade minha falando mais alto! Aí vem o Senhor e me mostra como é simples “fale de Deus como quem as ama profundamente... como quem aponta o norte...”.
Qual o pai ou a mãe que não deseja apontar os caminhos certos para o seu filho, formar pessoas de bem, com personalidade e caridade! Todos, ou senão a grande maioria. O problema é que muitos pensam que isso só deve ser feito na adolescência, quando já se tem um bom entendimento sobre as coisas. Mas precisamos evangelizar e falar de Deus desde já. Precisamos falar de Deus para as nossas crianças com a mesma cede que temos de amá-las, e de desejar para elas a felicidade no futuro!
Lembram da postagem anterior? Sobre mães que são como anjos. Até certa idade somos o centro da vida dos nossos filhos, somos a principal fonte de amor e felicidade para eles, somos exatamente o anjo da historinha... Mas precisamos ensiná-los desde já que existe um amor bem maior, que um dia nem o nosso amor de “pais” vai ser suficiente. Um dia é Deus que precisa ser o centro da vida deles.
Difícil? Talvez... Eu não tenho a receita certa, o que eu tenho á um coração de mãe, e é ele que eu sigo sempre. Por isso eu sei bem como Emanuella pode me entender quando falo de Deus, sei como posso explicar. E sei que você mamãe e papai que estão lendo também sabem. Cada um conhece a sua cria. Cada um evangeliza do seu jeito.
Aqui em casa eu procuro falar sempre na real, explico quem é Jesus, Maria, Jesus neném. Procuro rezar sempre antes de dormir com ela e com meu esposo, ela tem uma Bíblia com muitas imagens e adora ler, vamos sempre à missa e ao grupo de Oração. E se é pra ensinar música que seja uma da igreja, e olhe que tem muitas que além de evangelizar são bastante educativas. Procuro colocar um pouco de Deus em tudo que ela faz. E uma coisa que eu acho lindo é que quando a gente pergunta assim “Emanuella, onde é que Jesus fala?” ela coloca a mãozinha no coração e fala no “coação”. 


Eu procuro falar de Deus para minha pequena desse jeito e vocês? Vamos partilhar experiências?
Grande Abraço,
Tia Larissa                                                                                                                           

2 comentários:

  1. Adorei Larii.. Precisamos realmente fazer com que Deus seja muito mais constante na vida da nossa familia, dos nossos filhos...

    ResponderExcluir
  2. pode me enviar o texto por email. domingo terei uma aula para crianças 4 anos e desejo ser o mais clara possivel.obrigada

    si.bh@hotmail.com

    ResponderExcluir